Diferenças biológicas em filhotes de pássaros expostos à radiação em Chernobyl

Microbiomas distintos: Impacto da radiação na saúde intestinal de filhotes de pássaros em Chernobyl

Passa

Imaginar a vida na Zona de Exclusão de Chernobyl (CEZ) - uma área de 1.600 km² contaminada pelo desastre nuclear de 1986 - é desafiador. Para os filhotes de pássaros que nascem lá, a realidade é ainda mais complexa.

Novas pesquisas revelam que filhotes em áreas altamente radioativas da CEZ apresentam diferenças biológicas sutis em comparação com aqueles em áreas limpas. No entanto, essas diferenças podem não afetar negativamente sua saúde geral e sobrevivência.

Estudo Detalhado na Zona de Exclusão:

Sameli Piirto, pesquisadora da Universidade de Jyväskylä na Finlândia, apresentou as primeiras descobertas sobre a saúde e os microbiomas de filhotes de pássaros na CEZ.

• Analisando Duas Espécies: Piirto estudou filhotes de duas espécies: chapins-reais (Parus major) e papa-moscas-de-bico-branco (Ficedula hypoleuca).
  • Ninhos em Áreas Quentes e Limpas: Caixas-ninho foram instaladas em áreas com baixos níveis de radiação ("limpas") e em áreas altamente radioativas ("quentes").
  • Níveis Variáveis de Radiação: A radiação nas áreas quentes era cerca de 300 vezes maior que o nível de fundo e 870 vezes o limite anual recomendado para humanos.

Resultados Intrigantes:

• Diferenças na Ocupação dos Ninhos: Menos caixas-ninho em áreas quentes estavam ocupadas do que em áreas limpas.
  • Reprodução Potencialmente Atrasada: A exposição à radiação pode ter atrasado a reprodução, mas os resultados não foram conclusivos.
  • Saúde Geral Similar: Filhotes em ambos os tipos de áreas pareciam igualmente saudáveis, com tamanhos de ninhada, condição corporal e pesos equivalentes.
  • Dieta Influenciada pela Radiação: Filhotes em áreas quentes comiam mais borboletas e mariposas, enquanto em áreas limpas, moscas eram mais comuns.
  • Microbiomas Distintos: A composição das bactérias intestinais (microbioma) diferia entre filhotes em áreas quentes e limpas.

Impactos Incertos:

• Significado das Diferenças: O impacto das diferenças de microbioma na saúde das aves ainda é obscuro.
  • Fatores Adicionais: O tipo de floresta também influenciou a dieta, mostrando que a radiação não é o único fator em jogo.
  • Mais Estudos Necessários: Análises de sangue dos filhotes estão em andamento para avaliar marcadores de saúde imunológica.

Surpresas e Perguntas Persistentes:

• Desafios da Vida na CEZ: A vida na CEZ é complexa e nem sempre segue as expectativas.
  • Adaptações Potenciais: Os filhotes podem ter se adaptado à radiação de maneiras sutis ainda não totalmente compreendidas.
  • Impactos a Longo Prazo: Os efeitos a longo prazo da radiação na saúde e na reprodução das aves na CEZ ainda precisam ser determinados.

Embora os filhotes de pássaros na CEZ apresentem diferenças biológicas devido à radiação, sua saúde geral parece não ser afetada. Mais pesquisas são necessárias para entender completamente os impactos da radiação nesses animais e desvendar os segredos da vida em um ambiente tão desafiador.

Apesar das descobertas intrigantes, Piirto desaconselha fortemente a mudança para a CEZ, devido aos riscos persistentes à saúde humana.

LINKS RELACIONADOS

Inscreva-se no canal Geek TV, o canal oficial do Geek Fusion no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

_img-vitor-2.jpg
Vitor Virtuoso Mendes
FenryrFrost
Sou um nerd violinista, completamente apaixonado por games e contos de terror!